1 2 3 4 5 6
10

Que coisa branca é essa?




Estava aqui revendo as fotos do meu parto, e tive a curiosidade de pesquisar o porquê dessa coisa branca que envolvia todo o corpo da Alice. ‘Essa coisa’ demorou sair, a enfermeira disse, que o primeiro banho foi no chuveiro, para retirar toda aquela pasta pegajosa,com nome de vérnix,e mesmo assim o cabelinho dela estava grudento,nas dobrinhas tinha bastante. Observei que bebes que nascem de Parto normal, nascem com menos vérnix, deve ser devido à fricção que a pele deles sofre durante a travessia do canal vaginal, então saem mais "limpinhos"... Mas porque o bebe nasce com isso?Veja abaixo, nesse texto que tirei de um blog chamado Pediatria Brasil.

O QUE É VÉRNIX CASEOSO?

O vérnix caseoso é um material gorduroso branco, formado pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem, recobrindo a pele ao nascimento.

Pode estar presente sob a forma de uma camada muito fina ou muito espessa. Varia de bebê para bebê, e não tem nenhum significado clínico.

É absorvida e retirada com o atrito das roupas, ou pode ressecar e soltar-se no primeiro dia.

Acumula-se nas dobras e pregas da pele. Em vez de ficarem protegidas, essas áreas tornam-se irritadas se o vérnix permanecer ali indefinidamente, e, portanto, este deve ser removido em 24-48 horas.

A FUNÇÃO DO VÉRNIX

A manutenção da barreira protetora da pele logo após o nascimento é de fundamental importância para uma boa adaptação e termorregulação. O vérnix tem um importante poder de impermeabilização durante a vida fetal e também é muito importante sua ação antibacteriana na pele do neonato.

Este material protetor já atuava antes mesmo do nascimento, protegendo o feto contra microorganismos presentes no líquido amniótico.

Após o nascimento, ele continua protegendo a pele, porém, após as 24 horas de vida sua remoção é recomendada para evitar infecções e alergias causadas pela alta umidade.

O VÉRNIX PRECISA SER REMOVIDO?

Lamentavelmente, o aspecto do vérnix caseoso não é agradável a médicos, enfermeiras e parentes do recém-nascido e quase sempre se elimina com um banho.

Muitas vezes removemos parte desta barreira durante os primeiros cuidados pós-parto.

Em muitas instituições é rotina a remoção completa ou quase completa do vérnix caseoso.

Em alguns casos, sua remoção deve ser realizada logo após o nascimento, como é o caso de crianças filhas de mães com HIV, historia de infecções prévias e perinatais, e também em casos de líquido amniótico meconial ou fétido. Nestes casos devemos analisar a questão risco x benefício.

Achei mega interessante,espero que gostem

10 comentários:

  1. -
    Super interessante Dandara não nasceu com muito , acho que por que o parto foi normal saiu rápidinho'

    Parabéns ta lindo aqui como smp'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éh por causa do parto normal neh
      muito obg natalia :)

      Excluir
  2. Meu menino nasceu com pouco e foi cesarea, mais essa camada branca serve para proteger a pele.

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éh,estava vendo fotos de alguns bebes que nascem de cesarea e nascem com pouco vérnix.Varia de organismo para organismo neh
      bj

      Excluir
  3. Nossa que legal esse post amiga apesar que a biah nasceu com pouco desse negocio ai rs e foi cezaria mais o cabelinho dela tmb ficou grudado u.u Bjos http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou pesquisar melhor sobre isso amiga
      tem bbs q nascem de cesárea e nascem com pouco
      mas meu parto foi marcado,nao senti contrações nem nada,dizem q as contrações ajudam.
      vou pesquisar melhor e posto mais novidades bjus

      Excluir
  4. Nossa que interessante :D Meu filho Gabriel não nasceu com muito,mas Alice já tinha bastante e os dois nasceram de cesária.
    Que fotos emocionantes relembrei o nascimento dos meus pequenos :D
    bjs jé

    http://anossavaidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éh,alice nasceu com bastante.
      obg Jéh,minha chara rs
      bjus

      Excluir
  5. Bem interresante , eh esquisito neh , mais quando nasce pra gente é lindo ate sujinho , sua filha eh llinda uma princesiinha...
    Depois da uma pssada no meu blog para conhecer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éh msm,é bonitinho de qualquer jeito
      muito obg :) vou dar uma passadinha por la agora

      Excluir

Alice e eu agradecemos pela visita e comentario,volte sempre!

Princesa